O exame demissional é um dos exames ocupacionais que fazem parte das obrigações legais aos quais as empresas estão sujeitas.
Objetivo principal: é avaliar as condições de saúde do profissional antes que o contrato de trabalho seja rescindido, avaliando a sua aptidão, avaliando se as atividades desempenhadas não causaram algum tipo de dano à saúde de trabalhador.
Qual a importância do exame demissional?

Para o profissional, o exame demissional é uma forma de certificar que o seu emprego não causou consequências físicas ou mentais, levando ao surgimento ou agravamento de doenças. Caso ocorra algum dano à saúde do trabalhador, terá que ser tratado antes da sua demissão.

Para as empresas, sua importância vai além do cumprimento das obrigações legais trabalhistas. Serve para atestar se o colaborador gozava de boa saúde e que estava apto para desempenhar suas atividades até o momento em questão.
Em uma Ação Judicial pode ser usado com prova que o colaborador saiu com boa saúde, servindo, assim, como uma proteção judicial, demonstrando que ela se preocupava com sua saúde dos seus trabalhadores.

Mas para isso no PPRA tem que contemplar os riscos ocupacionais e no PCMSO tem que está contemplando todos os exames referentes aos riscos da função e da atividade que o colaborador exercia.